Palestrantes


 

ANTONIO CARLOS CAMPOS DE CARVALHO

   Antonio Carlos Campos de Carvalho é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui um Ph.D. em Biofísica do Instituto de Biofísica / Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GUSTAVO ABEL ABRAHAM

Licenciatura em Química pela Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Universidad Mar del Plata, Argentina, 1993. Doutor em Ciência de Materiais pela Faculdade de Engenharia da Universidad Nacional de Mar del Plata e PhD pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Polímeros.Trabalha com sistemas poliméricos biocompatíveis aplicados em engenharia de tecidos e liberação de agentes terapêuticos. 

JOSÉ IGNACIO ARIAS FERNÁNDEZ

Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade do Chile, PhD em Agricultura, Silvicultura e Ciência Veterinária pela Universidade do Chile. Atualmente é professor assistente do Departamento de Ciências Clínicas da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Chile. Trabalha atualmente no projeto entitulado: Plataforma polímera para o desenvolvimento de soluções tecnológicas (Polyforms), pela Universidade do Chile.

JOSÉ MAURO GRANJEIRO

Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Ciências/Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutor em Ciências/Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é Especialista Sênior em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). É Professor Associado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense. Coordenou a Rede Nanotox e o projeto para implantação da Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA); atuou nos consórcios Nanovalid e NanoReg (CE/FP7). Foi membro Conselho Nacional de Biotecnologia (CNB) e Conselho Consultivo de Nanotecnologia/MCTI (CCNano). Participou do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) entre 2012 e 2016, tendo sido seu coordenador em entre 2014 e 2016.

JORGE VICENTE LOPES DA SILVA

Doutor pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Engenharia Elétrica e Computação pela UNICAMP e Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, desde 1988, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de automação industrial e robótica com participação em projetos com empresas. Criou e coordena até hoje o Núcleo de Tecnologias Tridimensionais - NT3D do CTI (Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC) O NT3D/CTI, sob sua coordenação, atua como um laboratório aberto e colabora na formação de recursos humanos apoiando trabalhos de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento, com mais de 200 teses apoiadas de universidades nacionais e do exterior.

LEANDRA SANTOS BAPTISTA

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (2004) e Doutorado em Ciências Morfológicas (2008) ambos pela UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta da UFRJ Colaborador do Inmetro aonde atua nas áreas de pesquisa básica/aplicada relacionadas a biologia de Células Tronco Mesenquimais, Microambiente de Tecido Adiposo e Obesidade, Engenharia de cartilagem e osso. Docente permanente do programa de pós-graduação em biotecnologia (Inmetro e UFRJ), do programa de pós-graduação profissional de ensino em biologia (UFRJ) e do programa de biomedicina translacional (UNIGRANRIO, Inmetro e UEZO). Jovem Cientista do Nosso Estado, Faperj.

MARCO ANTONIO SABINO GUTIERREZ

Graduação em Química de Polímeros pela  Universidade Simón Bolívar, Venezuela. Mestrado em Engenharia de Materiais e Doutorado em Química.Atualmente trabalha como Professor Titular a dedicação edxclusiva do Departamento de Química da Univerisdade Simón Bolívar, nas áreas de Química Orgânica e  Polímeros.Também trabalha no desenvolvimento de Hidrogéis biodegradáveis para o encapsulamento do fármacos e biomoléculas.

MARCUS VINICIUS LIA FOOK

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1983), Mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UENSP/IQ/Araraquara (2005). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Eng. de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande UAMAT/UFCG ,Presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia do Município de Campina Grande/PB, Diretor Executivo do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo - CITTA , Sócio da Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais, 1º Vice-Presidente da Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia e Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos -SLABO e Presidente do 10º Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais- COLAOB . - Mk Serviços Odontológicos Ltda., Coordenador do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste - CERTBIO

MARIA MARGARITA GARCIA RIZZO

PhD em biologia celular e anatomia microscópica. Doutora em Hematologia pela USP. Possui  Curso de Treinamento em Microscopia Eletrônica Electron (plaquetas) em Zurique. Atualmente é professora de Hematologia e Investigação Clínica, sendo presidente da A.U.M.R.I.T, Asociación Uruguaya de Medicina Regenerativa e Ingeniería de Tejidos. 

MARTHA RAQUEL FONTANILLA

Farmacêutica Química pela Universidade Nacional da Colômbia com PhD em Ciências Médicas pela Boston University School of Medicine. Atualmente é coordenadora de pós-graduação em Microbiologia na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, e diretora do Grupo de Trabalho em Engenharia de Tecidos do Departamento de Farmácia na Universidade Nacional da Colômbia.

MAYANA ZATZ

Possui pós doutorado em genética humana e médica pela Universidade da California UCLA (1977) É Profa. Titular de Genética do Instituto de Biociencias da USP. Foi Pró-reitora de Pesquisa da USP (2005-2009).É Coordenadora do CEPID/FAPESP Centro de Pesquisas do Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL) e do INCT : Instituto Nacional de Células-Tronco em doenças genéticas. É membro da Academia Brasileira de Cièncias e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento - TWAS e Presidente Fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando em biologia molecular com enfoque em doenças neuromusculares, envelhecimento e pesquisas em células tronco.

PATRICIA PRANKE

Professora e chefe do Laboratório de Hematologia e Células-tronco da Faculdade de Farmácia da UFRGS. Presidente do conselho do IPCT. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela UFSM, doutorado na UFRGS e no New York Blood Center - Estados Unidos - e Pós-doutorado na Philipps-Universität Marburg, Alemanha, na área de uso de técnicas de nanotecnologia para a engenharia de tecidos através do cultivo de células-tronco em moldes de nanofibras para a reconstituição de órgãos e tecidos. Membro do conselho do TERMIS-AMERICA 2016 2017.

UTKAN DEMIRCI

Engenheiro Elétrico formado pela Universidade de Michigan em Ann Arbor. Professor Assistente do hospital de medicina de Brigham, da escola médica de Stanford e da divisão de saúde, ciências e tecnologia do MIT. Pesquisador do Stanford-MIT HealthSciences and Technology, Brigham and Women's Hospital e Stanford Medical School. 

WILLIAM R. WAGNER

Professor de Cirurgia, Bioengenharia e Engenharia Química e atua como diretor do McGowan Instituto de medicina regenerativa. Possui B.S. (Johns Hopkins, 1986) e Ph.D (Universidade do Texas) em Engenharia Química e atuou na Faculdade da Universidade de Pittsburgh desde 1991.  Editor Fundador  e Editor-Chefe da Acta Biomaterialia, que rapidamente se tornou uma das principais revistas no campo dos biomateriais. Atuou como Presidente da Gordon Reserach Conference on Biomaterials: Biocompatibility & Tissue Engineering, bem como para o Primeiro Congresso  Mundial de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa Sociedade Internacional (TERMIS).

 

Outros palestrantes à confirmar.