Palestrantes


 

ANDRÉA GONÇALVES TRENTIN

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU), Rio de Janeiro (1990), Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1993), Doutora em Bioquímica pela UFRJ (1997), Pós-doutora pelo Instituto de Embriologia Celular e Molecular - CNRS, Nongent-Sur-Marne, França (2002) e Pós-doutora Sênior pelo Centro de Regeneração da Pele do Hospital São Luis, Paris, França (2015). Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista de pesquisa 1C e membro do Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência na área de Morfologia e Biotecnologia, com ênfase em Biologia Celular, Neurociências e Células-ronco, atuando principalmente nos seguintes temas: regeneração de pele, células-tronco, terapia celular, crista neural, matriz extracelular. É membro da Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC), International Society for Stem Cell Research e do Instituto Nacional de Medicina Regenerativa (REGENERA/Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura). Atualmente é chefe do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética da UFSC.

ÂNGELA CRISTINA MALHEIROS LUZO

Médica assistente em período integral. Diretora médica do Serviço de Transfusão e do Laboratório de Processamento Celular (Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário e Laboratório de Criopreservação de Células Tronco Hematopoiéticas) do Hemocentro Campinas - UNICAMP. Professora Plena da Disciplina de Pós Graduação em Ciências da Cirurgia do Departamento de Cirurgia da FCM UNICAMP.  Atualmente realiza pesquisas na área de medicina regenerativa, Life Sience, com células tronco mesenquimais estromais (MSCs) de sangue de cordão umbilical humano, tecido adiposo e medula óssea e também de células mononucleadas de sangue de cordão umbilical humano. Os trabalhos de pesquisa na área e as parcerias desenvolvidas com pesquisadores de outros Institutos da Universidade deram origem ao Grupo Interdisciplinar de Medicina Regenerativa da UNICAMP (Engenharia Química, Biofabris, Engenharia Mecânica, Instituto de Química e Instituto de Biologia)

ANTÔNIO CARLOS CAMPOS DE CARVALHO

Antonio Carlos Campos de Carvalho é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui um Ph.D. em Biofísica do Instituto de Biofísica / Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DENISE RAHAL 

Denise é coordenadora do Centro de Inovação Tecnológica Hospital Albert Einstein, com MBA em Gestão Conhecimento Tecnologia e Inovação pela FIA e agente de propriedade industrial.

 

FRANCISCO D. BENAVIDES

Francisco Benavides é Pesquisador Associado na University of Miami Miller School of Medicine, trabalhando no Departamento de Cirurgia Neurológica. Seu trabalho tem ênfase na lesão de medula espinhal. Seus trabalhos abordam caracterização motora e somatossensorial de potenciais evocados durante estimulação epidural, transplante autólogo de células de Schwann para tratamento de lesão espinal (envolvendo considerações clínicas e translaconais), estudos envolvendo a dose máxima tolerada em casos de injeção de células de Schwann, além de trabalhos envolvendo imagens 3D de axônios oriundos da medula espinal.

 

GUSTAVO ABEL ABRAHAM

Licenciatura em Química pela Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Universidad Mar del Plata, Argentina, 1993. Doutor em Ciência de Materiais pela Faculdade de Engenharia da Universidad Nacional de Mar del Plata e PhD pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Polímeros.Trabalha com sistemas poliméricos biocompatíveis aplicados em engenharia de tecidos e liberação de agentes terapêuticos. 

 

JAMES J. YOO

Possui graduação em Medicina pela Mt. Sinai School of Medicine (Nova York, NY) e residência em cirurgia geral pelo Centro Médico Beth Israel Deaconess (Boston MA), seguido por uma bolsa de estudos em Cirurgia Colorretal no New York-Presbyterian Hospital (Nova York, NY). Dr. Yoo também recebeu seu diploma de bacharel em biologia pela Universidade de Illinois em 1984. Ele é atualmente membro do corpo docente do Instituto Wake Forest School of Medicine no Instituto de Medicina Regenerativa. Também foi nomeado para o Departamento de Urologia, Fisiologia e Farmacologia e Engenharia Biomédica. Além disso, faz parte do grupo do Anthony Atala que realizou a primeira reconstrução de ureter por engenharia de tecidosO Dr. Yoo tem um laboratório de pesquisa ativo cujos estudos foram direcionados para a tradução clínica de tecnologias de engenharia de tecidos e terapias baseadas em células, desenvolvendo novas modalidades terapêuticas para o reparo funcional e a substituição de tecidos e órgãos doentes. 

 

JOSÉ IGNACIO ARIAS FERNÁNDEZ

Veterinário da Universidade do Chile Doutor em Ciências Veterinárias e Diploma em Cirurgia Professor Assistente da Faculdade de Ciências Veterinárias da UdeCh, Departamento de Ciências Clínicas. Principal área de pesquisa em Cirurgia Experimental, Medicina Regenerativa e Engenharia de Tecidos. Criador e co-diretor do Laboratório de Biomedicina e Medicina Regenerativa (BiMre) UdeCh. Projetos atuais: Co-pesquisador. "Membranas de casca de ovo quimicamente funcionalizadas como modelos para a concepção de biomateriais" contest FONDECYT 1180734 Co-pesquisador. "Desenvolvimento de uma terapia experimental alogênica baseada em células-tronco mesenquimais para o tratamento da mastite bovina" no II Concurso de Idéias em Duas Etapas FONDEF ID15I 10129 Investigador principal. "Atividades modulatórias da calreticulina recombinante Trypanosoma cruzi na cicatrização da pele normal e diabética". Projeto de Iniciação, FONDECYT 11130257 Investigador principal. "Diferenciação de fibroblastos de células-tronco derivadas de tecido adiposo (ADSC) de equinos, potencialidade antes e após criopreservação". Projeto de fertilização in vitro.

 

JORGE VICENTE LOPES DA SILVA

Doutor pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Engenharia Elétrica e Computação pela UNICAMP e Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, desde 1988, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de automação industrial e robótica com participação em projetos com empresas. Criou e coordena até hoje o Núcleo de Tecnologias Tridimensionais - NT3D do CTI (Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC) O NT3D/CTI, sob sua coordenação, atua como um laboratório aberto e colabora na formação de recursos humanos apoiando trabalhos de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento, com mais de 200 teses apoiadas de universidades nacionais e do exterior.

LAÍS SOUZA

Ex-ginasta brasileira, integrou o time do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim e os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Desde 2013 Lais começou a treinar esqui aéreo e conseguiu vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Durante um dos treinamentos sofreu um acidente que causou uma torção na coluna cervical. Após passar por cirurgia, Lais começou tratamento para recuperar os movimentos com células-tronco pelo Miami Project to Cure Paralysis. 

LEANDRA SANTOS BAPTISTA

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (2004) e Doutorado em Ciências Morfológicas (2008) ambos pela UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta da UFRJ Colaborador do Inmetro aonde atua nas áreas de pesquisa básica/aplicada relacionadas a biologia de Células Tronco Mesenquimais, Microambiente de Tecido Adiposo e Obesidade, Engenharia de cartilagem e osso. Docente permanente do programa de pós-graduação em biotecnologia (Inmetro e UFRJ), do programa de pós-graduação profissional de ensino em biologia (UFRJ) e do programa de biomedicina translacional (UNIGRANRIO, Inmetro e UEZO). Jovem Cientista do Nosso Estado, Faperj.

 

LUIZ HENRIQUE CATALANI

Possui graduação em Bacharel em Química (1979) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1984). Fez Pós-doutorado na Universidade de Wurzburg (Alemanha; 1984-1986) e Universidade Harvard (EUA; 1986-1988). Foi contratado pela USP em 1988 onde é atualmente Professor Titular. É atualmente o Diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Foi Chefe do Departamento de Química Fundamental do IQUSP no quadriênio 2010-2014. Foi Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química 2008-2010, Conselheiro Consultivo 2010-2014 e Vice-Presidente 2014-2016. É Fellow da Royal Society of Chemistry (FRSC). É Editor da Química Nova, Coordenador da PubliSBQ e membro do Conselho Consultivo da Chemical Communications e MethodsX. É membro da ACIESP - Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É membro do conselho curador da FUVEST. É membro da Comissão de Tecnologia da ABIQUIM. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros, Colóides e Biomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: poliésteres biodegradáveis, hidrogéis, produção de nanofibras e nanopartículas poliméricas e engenharia de tecidos. 

MARCO ANTONIO SABINO GUTIERREZ

Graduação em Química de Polímeros pela  Universidade Simón Bolívar, Venezuela. Mestrado em Engenharia de Materiais e Doutorado em Química.Atualmente trabalha como Professor Titular a dedicação edxclusiva do Departamento de Química da Univerisdade Simón Bolívar, nas áreas de Química Orgânica e  Polímeros.Também trabalha no desenvolvimento de Hidrogéis biodegradáveis para o encapsulamento do fármacos e biomoléculas.

 

MARCUS VINICIUS LIA FOOK

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1983), Mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UENSP/IQ/Araraquara (2005). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Eng. de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande UAMAT/UFCG ,Presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia do Município de Campina Grande/PB, Diretor Executivo do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo - CITTA , Sócio da Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais, 1º Vice-Presidente da Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia e Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos -SLABO e Presidente do 10º Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais- COLAOB . - Mk Serviços Odontológicos Ltda., Coordenador do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste - CERTBIO

 

MARIA MARGARITA GARCIA RIZZO

PhD em biologia celular e anatomia microscópica. Doutora em Hematologia pela USP. Possui  Curso de Treinamento em Microscopia Eletrônica Electron (plaquetas) em Zurique. Atualmente é professora de Hematologia e Investigação Clínica, sendo presidente da A.U.M.R.I.T, Asociación Uruguaya de Medicina Regenerativa e Ingeniería de Tejidos. Membro do conselho do TERMIS INTERNATIONAL de 2015 a 2017.

MARTHA RAQUEL FONTANILLA

Farmacêutica Química pela Universidade Nacional da Colômbia com PhD em Ciências Médicas pela Boston University School of Medicine. Atualmente é coordenadora de pós-graduação em Microbiologia na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, e diretora do Grupo de Trabalho em Engenharia de Tecidos do Departamento de Farmácia na Universidade Nacional da Colômbia.

 

PATRICIA PRANKE

Professora e chefe do Laboratório de Hematologia e Células-tronco da Faculdade de Farmácia da UFRGS. Presidente do conselho do IPCT. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela UFSM, doutorado na UFRGS e no New York Blood Center - Estados Unidos - e Pós-doutorado na Philipps-Universität Marburg, Alemanha, na área de uso de técnicas de nanotecnologia para a engenharia de tecidos através do cultivo de células-tronco em moldes de nanofibras para a reconstituição de órgãos e tecidos. Membro do conselho do TERMIS-AMERICA 2016 2017.

REGINA GOLDENBERG

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular e Hepática, na área de Biologia Celular, com ênfase em cultivo celular, e na área de Bioengenharia Tecidual, com ênfase na geração de fígados bio-artificiais. Formou 28 mestres e 18 doutores. Editou dois livros na área de células-tronco, 17 capítulos de livros e mais de 70 artigos publicados em revistas de impacto internacional. Além disso é Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Pesquisador 1D do CNPq.

SABRINA FERRI

Formada em Educação Física atuou como empresária, há dez anos fraturou a cervical ficando tetraplégica, faz parte do grupo de mulheres da Itália, Inglaterra e Brasil chamado Cure Girls que incentivam pesquisas em prol da cura das lesões Medulares e atuam em parceria com as ONGs Spinal Research e Nicholls Spinal Injury foundation.

SILVIA CERÉ

Chemical Engineer, PhD in Materials Science, National University Mar del Plata, Argentina. She is an Adjunct Professor at the Engineering School of UNMdP, researcher at CONICET and Head of the Division of Applied Electrochemistry at INTEMA (Institute of Research in Materials Science and Technology), within CONICET and UNMdP. The lines of research that she develops focus on the superficial modification of metallic implants to be used in orthopedic surgery and in dentistry to promote integration in the bone tissue.

 

WILLIAM R. WAGNER

Professor de Cirurgia, Bioengenharia e Engenharia Química e atua como diretor do McGowan Instituto de medicina regenerativa. Possui B.S. (Johns Hopkins, 1986) e Ph.D (Universidade do Texas) em Engenharia Química e atuou na Faculdade da Universidade de Pittsburgh desde 1991.  Editor Fundador  e Editor-Chefe da Acta Biomaterialia, que rapidamente se tornou uma das principais revistas no campo dos biomateriais. Atuou como Presidente da Gordon Reserach Conference on Biomaterials: Biocompatibility & Tissue Engineering, bem como para o Primeiro Congresso  Mundial de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa Sociedade Internacional (TERMIS).

 

(Outros palestrantes à confirmar)