Ministrantes


ÁGATA PAIM

Pós-doutoranda (2018) do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Engenharia Química (2017) no Programa de Pós Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) na UFRGS. Mestre em Engenharia Química (2013) pelo PPGEQ-UFRGS e graduada em Engenharia Química (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui experiência na área de simulação, controle e otimização de processos, e atualmente tem como foco de pesquisa o desenvolvimento de modelos matemáticos, biomateriais e biorreatores para a engenharia de tecidos. Possui uma parceria com o Instituto de Pesquisas com Células Tronco (IPCT) do Rio Grande do Sul para o desenvolvimento e aplicação dos conceitos de PSE (Process System Engineering) na produção de biomateriais para a engenharia de tecidos.

DAIKELLY IGLESIAS BRAGHIROLLI

Graduada em Farmácia com ênfase em Análises Clínicas (UFRGS), Mestre na área de Ciências dos Materiais (UFRGS), Doutora em Ciências Biológicas: Fisiologia (UFRGS). Atualmente, é Pós-Doutoranda no Laboratório de Hematologia e Células-Tronco da Faculdade de Farmácia (UFRGS) e docente no Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC)

DANIEL LORSCHEITTER BAPTISTA

Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2004-2005 realizou estágio pós-doutoral no grupo Electronic Devices and Materials (EDM) na University of Cambridge, UK. Foi pesquisador do INMETRO (2008-2009), atuando no Lab. de Microscopia Eletrônica de Alta Resolução da Divisão de Materiais. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Física da UFRGS. Tem experiência na área de Física e Materiais, com ênfase em síntese, processos e caracterização de nanomateriais (nanofios semicondutores, nanopartículas, nanotubos, grafeno) para dispositivos eletrônicos.

DANIELA STEFFENS

A doutora Daniela Steffens é pós-doutoranda no Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ela é formada em Farmácia com ênfase em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Mestrado em Ciência de Materiais pela mesma instituição (2012). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia da UFRGS (2016), com parte da tese realizada no Instituto de Pesquisa Energética e Nucleares (IPEN-USP).

GUILHERME BALDO

Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado doutorado sanduíche na Washington University in Saint Louis. Atualmente é professor Adjunto do departamento de Fisiologia da UFRGS, Professor dos PPG Genética e Biologia Molecular e do PPG Fisiologia da UFRGS, atuando como coordenador deste último desde 2017. Tem experiência na área de Genética, Fisiologia e Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular e Celular, terapia celular e terapia gênica, atuando principalmente nos seguintes temas: mucopolissacaridoses, novas terapias para doenças genéticas, edição genômica; sistema CRISPR/Cas-9; mecanismos fisiopatológicos das doenças lisossômicas de deposito, proteases (catepsinas e MMPs), fisiologia do lisossomo.

IONARA RODRIGUES SIQUEIRA

Doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Farmacologia e Fisiologia, com ênfase nos Efeitos do Exercício Físico e na Toxicidade de Efluentes Industriais Líquidos.

ISABEL CRISTINA TESSARO

Possui pós-doutorado pelo Departamento de Engenharia Química e Ambiental da Universidade de Yale (Estados Unidos). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Engenharia Química. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações Unitárias e Fenômenos de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicação dos processos de separação com membranas em diversos ramos da indústria (alimentícia, papel, química e petroquímica, entre outros), síntese e modificação de membranas, tratamento de efluentes em geral, reúso de correntes de processos, modelagem e simulação de processos, modelagem fenomenológica da cinética de crescimento celular e do transporte de massa em scaffolds, aproveitamento de resíduos da indústria química e de alimentos, aplicação de técnicas que utilizam o campo elétrico para extração de compostos bioativos, desenvolvimento de eletrodos para uso em célula combustível para geração de energia.

JANAINA DE ANDREA DERNOWSEK

 Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Atualmente faço pós doutoramento no Centro de Tecnologia da Informação - Renato Acher (CTI) em Campinas na área de Biofabricação 3D de tecidos e órgãos, Modelagem Tridimensional e de Sistemas Complexos, além de simulações computacionais (FEA, CFD, FSI, SMBL e CompuCell3D). Possui treinamentos de softwares voltados para simulações computacionais (ANSYS - Mechanical e CFX, STARCCM, HyperMesh), além de experiências nas áreas de Genética, Biologia Molecular, Cultura Celular, Diferenciação Celular, Osteogênese, Bioengenharia, Biotecnologia, Bioinformática, Biologia sistêmica, Inovação e software CAD.

JORGE VICENTE LOPES DA SILVA

Doutor pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Engenharia Elétrica e Computação pela UNICAMP e Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, desde 1988, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de automação industrial e robótica com participação em projetos com empresas. Criou e coordena até hoje o Núcleo de Tecnologias Tridimensionais - NT3D do CTI (Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC) O NT3D/CTI, sob sua coordenação, atua como um laboratório aberto e colabora na formação de recursos humanos apoiando trabalhos de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento, com mais de 200 teses apoiadas de universidades nacionais e do exterior.

KARINA PIRES REIS

Graduada em biomedicina pela Universidade Feevale (2010), possui mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e atualmente é doutoranda no Departamento de Fisiologia (Instituto de Pesquisa com Células-tronco (IPCT)) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LAURA ELENA SPERLING

Possui doutorado em ciências biológicas na área da biologia do desenvolvimento e neurogenética pela Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha (2004), onde trabalhou como professora associada e pesquisadora. Atua principalmente nos temas de célula-tronco embrionárias, diferenciação neural das células-tronco embrionárias, células e biomateriais no tratamento da lesão da medula espinhal, análise funcional do sistema de neurotransmissão colinérgico e engenharia de tecidos. Atualmente trabalha como pós-doutoranda no Instituto de Pesquisa com Células-Tronco, na Faculdade de Farmácia, UFRGS.

NATASHA MAURMANN

Pesquisadora de pós-doutorado no Laboratório de Hematologia e células-tronco/UFRGS. Trabalhou como pós-doc com órgãos bioartificiais na University College London em colaboração com a King's College London (UK). Possui publicações enfocando medicina regenerativa, nanotecnologia, criopreservação, biotecnologia, farmacognosia, farmacologia e neurociência.

NILO SERGIO MEDEIROS CARDOZO

Doutor em Engenharia Química pela Universidad Nacional Del Sur Planta Piloto de Ingeniería Química e atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: reologia, polipropileno, cfd, polimerização e reciclagem.

PATRICIA RIEKEN MACEDO ROCCO

Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995).

RODRIGO ALVARENGA REZENDE 

Pesquisador e Coordenador de Projetos da Equipe de Biofabricação do Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do Centro de Tecnologia Renato Archer (CTI) e Pesquisador do CERTBIO-UFCG. Pós-Doutorado no CTI Renato Archer apoiado pela FAPESP. Atualmente, trabalha com Tecnologia da Informação como tecnologia habilitadora para a bioimpressão de tecidos e órgãos humanos. Possui experiência na área de processos de prototipagem rápida, estereolitografia com laser infravermelho (termolitografia) e biofabricação, simulação.

ROLAND FLECK

Foi chefe do setor de desenvolvimento de ensaios e imagem biológica do Instituto Nacional de Padrões Biológicos e Controle da Inglaterra, onde foi responsável pela Núcleo de Imagem e do ensaio de pesquisa celular. Recentemente Roland assumiu o cargo de Diretor do Centro de Imagem ultra-estrutural do Kings College de Londres e é um cientista clínico registrado. Como um microscopista altamente experiente, organizador de avançados crio-microscopia eletrônica de oficinas e de um biólogo celular experiente com mais de 15 anos de experiência no campo de trabalho. Roland tem amplo conhecimento de imagem e técnicas de cultura de células.

Dr. Fleck atualmente supervisiona uma equipe de pós-doutorados, orientou estudantes de doutoramento na pesquisa de células-tronco embrionárias humanas e seu potencial como substratos para bioensaios que tem contribuído para o seu conhecimento de sistemas de ensaios celulares e possui mais 35 publicações.